Casa da Cultura do Sertão - Prefeitura Municipal de Morro da Garça

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO E ATENDIMENTO

Funcionamento: 07:00 às 17:00 - Segunda a Sexta feira
HISTÓRICO DA CASA DA CULTURA DO SERTÃO

Foi no paroquiano do Padre Joaquim da Silveira, no período de 1878 a 1916, que Morro da Garça alcançou sua maior prosperidade, nessa época foi construída a atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Dentre os vários feitos do Padre, pode-se destacar a construção do Casarão no final do século XIX.
...
Nessa época, o Casarão encontrava-se em péssimo estado de conservação, porém foi reformado para se adequar ao novo uso. Foram construídas novas instalações sanitárias e, nos fundos, uma varanda com área de serviço e banheiros. O anexo que se prolongava até a Rua Antônio Soares foi demolido, passando o terreno a ser fechado com cercas de estacas. As maiores intervenções ocorridas foram o interior da edificação, já a parte externa conservou as mesmas características.

Em 01 de novembro de 2008, o Casarão passou a abrigar a Casa da Cultura do Sertão. O Casarão passou por uma nova readequação sem interferir no bem tombado, foi construído um anexo semi-aterrado no solo, de maneira a não obstruir as visadas do bem ou intervir negativamente nas mesmas.
Além disso, é importante ressaltar que a intervenção realizada valorizou e enriqueceu o bem tombado através da criação de espaços lúdicos e agradáveis e do dialogo entre o antigo e novo criado pelo contraste entre os materiais utilizados na construção do Casarão e do anexo. Saiba mais. Clique aqui.
Atividades realizadas

Created with WebSite X5