A Cidade - Site Oficial

Prefeitura Municipal
Morro da Garça / MG
________________________________________________________________________________
Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Cidade

Prefeitura
Morro da Garça - O Município

O povoamento do município começou com o caminho dos boiadeiros que vinham da Bahia com destino as Minas de Sabará, estendendo ai suas fazendas de criar gado. Tem suas referencias históricas em 1778, com a Fazenda da Garça; porém conclui-se que seja mais antiga, uma vez que segundo a tradição, a Capela Nossa Senhora das Maravilhas ali existente foi construída em 1720 (demolida em 1950) e em torno da qual teve inicio o Arraial de Morro da Garça. O povoado passa a ser distrito de Curvelo em 1832. A emancipação se deu em 30 de dezembro de 1962, com a Lei Estadual nº 276 e sua instalação, realizada em 1º de março de 1963.

O território do município, incrustado na microrregião do Médio Rio das Velhas, teve como habitantes pioneiros os vaqueiros e colonos vindos da Bahia, São Paulo e outras capitanias, bem como descendentes de portugueses. Logo que chegaram, instalaram sítios e fazendas nascendo uma povoação ao pé de um morro, próximo à Fazenda da Graça. Entre os primeiros moradores há registro apenas dos Cardosos, chefiados por Matias Cardoso, oriundos de terras paulistas.

Com inúmeros sítios dedicando-se à exploração agrícola proporcionando à multiplicação das lavouras, e algumas fazendas operando com a criação de bovinos, a conquista do solo se processou de maneira relativamente rápida, tendo a comunidade um desenvolvimento cadenciado, baseado nas riquezas agropecuárias.

Ao chegarem os primeiros moradores da Bahia, se instalaram em terras da Fazenda da Garça. Daí avistou um ″morro″ ao pé do qual havia um local próprio para se edificar uma povoação, originando-se daí o topônimo municipal. A denominação Morro da Garça se deve à existência de uma elevação rochosa, a mais alta da região, na qual existiam muitas garças.




Decoração para festividade da Festa da Lavoura
Igreja Matriz
O Morrão
Praça restaurada
01/07/2017
Endreço Prefeitura: Praça São Sebastião, 440
Centro - CEP.:39248-000

Fones:
(38) 3725 1105, 3725 1110, 3725 1150
Celular: 38 99966 6142
E-mail
secretaria@morrodagarca.mg.gov.br

Funcionamento: 07h às 17h
Atendimento: 12h às 17h
De Segunda a Sexta-Feira
Atualizado em:
Visitante(s):
© COPYRIGHT 2017
Prefeitura Municipal de Morro da Garça/MG
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal